Carta Aberta a Sua Alteza Real o Príncipe William

Vossa Alteza Real Príncipe William,

O membro do Conselho do Prêmio Earthshot, Sir David Attenborough, estava certo quando disse:

“Precisamos mudar nossa alimentação. O planeta não consegue suportar bilhões de pessoas comendo carne”.

O fato é: não podemos consertar nosso planeta sem mudar a maneira como comemos.

O Prêmio Earthshot lidera uma busca global sem precedentes por soluções inspiradoras e inovadoras para os maiores desafios ambientais do mundo. Com o objetivo de celebrar e impulsionar essas soluções, são concedidos prêmios de um milhão de libras esterlinas para cinco iniciativas de destaque que estejam trabalhando para:

1. Proteger E Restaurar A Natureza
  2. Limpar Nosso Ar
  3. Recuperar Os Nossos Oceanos
  4. Construir Um Mundo Sem Resíduos
  5. Reparar Nosso Clima

Ao fazer isso, a premiação reconhece a conexão entre esses desafios ambientais e a necessidade urgente de buscar soluções que os abordem de forma conjunta. Entretanto, essas cinco categorias não atingem aquilo que é fundamentalmente necessário para preservar nosso planeta.

Elas negligenciam um desafio que simplesmente temos que abordar. Sem fazer isso, não podemos combater a mudança climática de forma eficaz, restaurar a natureza, limpar nosso ar, recuperar nossos oceanos, eliminar o desperdício, ou alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esse desafio é:

6. Promover Um Sistema Alimentar Baseado Em Plantas

Produzir alimentos com animais é ineficiente e perigoso, além de gerar desperdício e nos direcionar a uma catástrofe climática. Este sistema causa risco do surgimento de doenças zoonóticas e doenças resistentes a antibióticos, além de sofrimento inimaginável e desnecessário para bilhões de animais.

Mais que isso, esse modelo de produção de alimentos age contra todos os objetivos das categorias do Prêmio Earthshot. É por esse motivo que precisamos revolucionar nosso sistema alimentar se quisermos salvar nosso planeta. A pecuária usa 80% de todas as terras agrícolas e 41% de toda a água doce do mundo. Também produz cerca de 60% das emissões oriundas da agricultura, e é a principal causa de extinção da vida selvagem, do desmatamento e da perda de biodiversidade. Entretanto, produz menos de 18% de todas as calorias consumidas globalmente.1 No atual ritmo de crescimento, será responsável por metade do gases de efeito estufa do mundo até 2030.2

Conforme as inovações em alimentos à base de plantas e carne cultivada avançam rapidamente, as ONGs trabalham apoiando organizações públicas e iniciativas privadas para mudança de comportamento, e os tomadores de decisão em todos os níveis lideram implementando políticas que apoiam a transição para sistemas alimentares mais ecológicos, o potencial para transformar positivamente nosso mundo através da alimentação é muito grande para ser ignorado.

No entanto, as pessoas por trás dessas soluções não estão recebendo o reconhecimento que merecem, nem o apoio de que precisam para criar mudança sistêmica e impacto global.

É por isso que pedimos respeitosamente que Vossa Alteza inclua uma sexta categoria ao Prêmio Earthshot: Promover Um Sistema Alimentar Baseado Em Plantas.

Caso Vossa Alteza aceite, a Generation Vegan oferecerá £ 1 milhão para o Prêmio Earthshot destinar à primeira iniciativa vencedora na categoria para Promover Um Sistema Alimentar Baseado Em Plantas.

Cordialmente,

GenV

Esta proposta é apoiada por:

Olivia Colman

Sabrina Giannini

Referências

(1) Why We Must Revolutionize Food Systems to Save Our Planet – Time 2021
(2) Rapid global phaseout of animal agriculture has the potential to stabilize greenhouse gas levels for 30 years and offset 68 percent of CO2 emissions this century – PLOS Climate 2022

Quer aderir ao veganismo?

Escolha o veganismo

Já adotou o veganismo?